quinta-feira, 18 de abril de 2013

ESTARIA A COMUNICAÇÃO CONFIGURANDO UM NOVO TIPO DE SER HUMANO?


Vivemos um mundo onde as pessoas não refletem mais, não pensam mais, simplesmente aceitam as coisas como são ou como são ditas e anunciadas. A comunicação chamada de "Grande Imprensa" só consegue divulgar e comunicar o que vem de encontro com a política da organização, ou seja, LUCROS. 


Verbas nas mãos do monopólio
Ao abordar a distribuição de verbas publicitárias oficiais e novamente criticar o governo por destinar 51% dos valores, em 2011, às Organizações Globo, portanto, à manutenção da concentração da mídia, Renato Rovai (editor da Revista Fórum), defendeu que uma boa alternativa para democratizar a destinação de recursos seria direcionar a publicidade somente para campanhas oficiais. “Defendo que não exista verba para ninguém, esse seria um bom debate. Governo não tem que fazer publicidade, tem que investir em comunicação pública, campanha de vacinação, falar sobre a dengue, o HIV, a violência contra a mulher. Deve produzir campanha educativa, de interesse social, e ter veículos onde a sociedade possa ter participação”. Por fim, Rovai enalteceu a necessidade de a Central (CUT) ir além do movimento sindical e liderar um movimento para estruturar os veículos progressistas.

70% das verbas publicitárias do governo federal estão com 10 veículos de comunicação

A sobrevivência financeira dos veículos alternativos e blogueiros não está na relação de dependência das verbas publicitárias estatais, mas a distribuição ainda longe de ser igualitária. Segundo levantamento realizado pelo jornal Folha de São Paulo em cima de dados divulgados pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, desde o início do governo da presidente Dilma Rousseff (PT), mais de R$ 161 milhões foram investidos em publicidade estatal em emissoras de TV, jornais, revistas, rádios, sites e blogs. As informações mostram que apenas dez veículos concentram 70% do dinheiro repassado a mais de 3 mil veículos de comunicação do país.

 

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